Dia Mundial de Prevenção do Suicídio

Noite do Macarrão da AME Uberlândia
10 de setembro de 2014
XXI Encontro de Expositores Espíritas em Uberaba
12 de setembro de 2014
Cartilha CVV

Clique na imagem e faça download da cartilha FALANDO ABERTAMENTE SOBRE SUICÍDIO

A cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo. Ao final de um ano, esse número ultrapassa oitocentas mil pessoas. Esses dados fazem parte do novo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS).

De acordo com o documento, o Brasil é o oitavo país com mais suicídios: em 2012, foram registradas 11.821 mortes, o que significa 32,3 casos por dia no país.

Com objetivo de chamar a atenção dos governantes e da sociedade para o problema, a OMS instituiu o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, celebrado ontem, 10 de setembro, e o Centro de Valorização da Vida (CVV), promove, amanhã (12), em Brasília, o IV Simpósio Internacional de Prevenção do Suicídio.

De acordo com a OMS, muitos suicídios acontecem em momentos de crise com o enfraquecimento da habilidade de lidar com os problemas da vida, como problemas financeiros, fins de relacionamentos amorosos, dores crônicas e doenças.

A Organização Mundial da Saúde lembra que a prevenção é possível. E uma das medidas mais eficazes, diz o estudo, é a restrição ao acesso aos principais meios de suicídio, como armas e pesticidas. O primeiro levantamento global sobre o tema realizado pela OMS aponta também que os principais métodos utilizados em todo o mundo são envenenamento, enforcamento ou armas de fogo.

 

Para saber o que diz a Doutrina Espírita sobre o assunto
No capítulo I da Quarta Parte de O Livro dos Espíritos, há 20 questões que elucidam o tema Desgosto pela Vida – Suicídio; e o livro Memórias de um Suicida, romance da médium Yvonne do Amaral Pereira, pelo espírito Camilo Castelo Branco, relata as dores e os sofrimentos, no mundo espiritual, daqueles que atentaram contra a própria vida.

 

Sobre o CVV
O Centro de Valorização da Vida é uma das mais antigas e maiores entidades sem fins lucrativos e com atuação essencialmente voluntária, que há anos 51 anos desenvolve atividades de apoio às pessoas em situação de risco contra a própria vida. Clicando na figura dessa página ou no link abaixo, você tem acesso à cartilha “Falando Abertamente sobre o Suicídio“, um importante material de auxílio à prevenção do suicídio.

Os comentários estão encerrados.