A base do Movimento de Unificação em torno da Doutrina Espírita é, e sempre será, o CENTRO ESPÍRITA. Os Centros Espíritas de Uberlândia se unem para formar o CONSELHO ESPÍRITA MUNICIPAL (CEM), o qual elege a diretoria da ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA (AME), encarregada de executar as ações de unificação em caráter local.

A Aliança Municipal Espírita de Uberlândia compõe, juntamente com as AMEs de Araguari, Tupaciguara, Nova Ponte e Indianópolis o CONSELHO REGIONAL ESPÍRITA ZONA NORTE DO TRIÂNGULO MINEIRO (CRE 1ª REGIÃO), responsável pela ações de unificação em caráter regional. Os CREs das diversas regiões de nosso estado compõem o CONSELHO FEDERATIVO ESPÍRITA DE MINAS GERAIS (COFEMG), órgão unificador da UNIÃO ESPÍRITA MINEIRA (UEM).

As entidades federativas de todos os estados brasileiros compõem o órgão unificador da FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA (FEB), que é o CONSELHO FEDERATIVO NACIONAL (CFN).

Assim, podemos dizer que os Centros Espíritas de Uberlândia encontram-se ligados à Federação Espírita Brasileira e naquela entidade se fazem representar pela União Espírita Mineira, através da participação nos órgãos unificadores acima mencionados.

Clique na figura acima para ampliá-la.