Preservar a memória dos fatos que ocorreram no passado é um dever de todos que valorizam as lutas e as dificuldades dos companheiros que trabalharam no inicio do Movimento Espírita na cidade e na região.

Sem o passado, as dificuldades do presente são maiores e a sensação de estar sempre recomeçando é frustrante e desestimula os trabalhadores atuais. Além disso, esquecer o passado é injusto com todos que realizaram as atividades que contribuíram para o progresso e as possibilidades de hoje.

Este projeto visa promover e estimular a pesquisa dos fatos que marcaram a historia do Espiritismo em Uberlândia, preservando a memória dos companheiros de ideal que no passado lutaram para a implantação da Doutrina Espírita em nossa cidade, organizando documentos, promovendo entrevistas e posteriormente publicando os resultados obtidos.

Um dos resultados desse projeto foi a publicação do livro “Terra Fértil, semente lançada – a história do Espiritismo em Uberlândia”, o qual encontra-se disponível para comercialização.