No ano de seu cinquentenário, a Aliança Municipal Espírita de Uberlândia implementou a administração Colegiada, em substituição à antiga estrutura na qual cada Departamento se organizava programaticamente, realizando os eventos que achavam mais adequados.
Clique na imagem acima para ampliá-la
Nessa nova forma de administrar, o foco central do trabalho é a CASA ESPIRITA, onde todos, assessorados pelos Coordenadores dos Núcleos, concentram seus estudos e ações no atendimento de suas necessidades.
Atualmente, as frentes de trabalho da AME são agrupadas em quatro Núcleos, de acordo com a sua natureza:
- NÚCLEO DE ADMINISTRAÇÃO – responsável pela implantação e funcionamento da Administração Colegiada. Coordenado pela presidente da Diretoria Executiva, este núcleo reúne o COLEGIADO composto por representantes da Assembléia Geral, Conselho Espírita Municipal (CEM), Diretoria Executiva, Coordenadores dos Núcleos, Administrador da Sede e Representante do Conselho Editorial do jornal Vida Espírita, para o planejamento dos serviços de unificação, comunicação e administração.
- NÚCLEO DE CENTRO ESPÍRÍTA – composto pelas frentes de trabalho de Atendimento Administrativo e Jurídico, e pelos Coordenadores de Setores.
- NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ESPÍRITA – composto pelos Departamentos que possuem natureza educativa: Infância e Juventude (DIJ), Família (DF), Assistência e Promoção Social Espírita (DAPSE), Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (DESDE) e Esperanto (DEsp).
- NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – composto pelas frentes de trabalho de Difusão Doutrinária, Divulgação da Doutrina Espírita e Departamento de Orientação Mediúnica (DOM).
O Coordenador de cada Núcleo recebe subsídios e treinamento do Núcleo de Administração para que, por sua vez, dinamize o Núcleo sob sua coordenação e integre-o com os demais núcleos. Compete aos Coordenadores de Núcleo reunirem-se periodicamente com as equipes que compõem as frentes de trabalho de seus respectivos Núcleos para o estudo de assuntos comuns, acompanhar as reuniões semanais de estudos específicos e a produção de material de cada Departamento ou frente de trabalho, buscando atender às necessidades das Casas Espíritas por meio dos Encontros Setoriais e/ou eventos maiores que envolvam o município e/ou as demais cidades do CRE NORTE.