Dia 6 de julho de 2024 comemora-se 92 anos da publicação da 1ª edição do livro PARNASO DE ALÉM-TÚMULO, do médium Francisco Cândido Xavier. Este é o primeiro livro psicografado por Chico Xavier. O livro é composto por mais de 200 poemas ditados por espíritos diversos, entre eles grandes nomes da língua portuguesa.
O livro passou por acréscimos de novas poesias e “escritores” durante as primeiras edições, até que na sua 8ª edição foi estabelecida com a edição definitiva de Parnaso de Além-Túmulo.
“A nona edição, ocorrida em 1972, contou com a colaboração do culto e estimado companheiro de ideal Dr. Elias Barbosa1 (…). O estudo realizado pelo Dr. Elias Barbosa, como o leitor poderá constar, representa uma enorme contribuição ao sentido de demonstrar a profunda harmonia de estilo existente entre a obra do autor espiritual e a obra do mesmo autor quando encarnado. Este fato, por si só, prova, para muitas pessoas, e para outras oferece sólidos indícios de que somos, realmente, espíritos imortais e que carregamos para o mundo espiritual – para onde seguimos depois da morte do corpo físico – os valores intrínsecos do conhecimento e da moral que acumulamos através de múltiplas encarnações e que constituem a nossa personalidade.
Destaque-se, inclusive, que, na época, o médium Francisco Cândido Xavier era um jovem de 22 anos, tendo completado apenas o curso primário, e que, desde criança, trabalhava arduamente para ajudar no sustento da sua família, sem tempo e sem condições, portanto, para pesquisas culturais.”2